Quem sou eu

Minha foto
A geografia é ativa e apraz quando se faz viva poesia, provocativa no indagar o pensar, olhar, agir sobre o mundo e derredor, buscando um sentido maior que abre a mente,e faz ver fundo: o que mente, o formal e o indecente... Geografia em poesias quer plantar reflexão pra repensar as correntes míopes ou cegas. E se encarrega de cultivos bem fecundos pra fazer (re)ver os mundos pelo crivo profundo de outras lentes. olhar, agir sobre o mundo e derredor, buscando um sentido maior que abre a mente,e faz ver fundo: o que mente, o formal e o indecente... (Trecho do poema extraído do livro "Geografia em poesias: tempos, espaços, pensamentos...)

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sobre a paisagem...


A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interatividade, seja entre os elementos naturais, entre as relações humanas e desses com a natureza.

Geograficamente, a paisagem é tudo aquilo que podemos perceber por meio de nossos sentidos (audição, visão, olfato e tato), mas o que mais destaca é a visualização da paisagem.

Costuma-se considerar como paisagem somente os elementos naturais, tais como montanhas, rios, mares, florestas entre outros, entretanto, paisagem também abrange as construções humanas como pontes, ruas, edifícios, além das relações humanas como feiras, estádios de futebol, nesses casos ocorre uma variação das paisagens, pois se trata de uma composição momentânea.


Para Milton Santos (1997), “PAISAGEM é o domínio do
visível e não se forma apenas de volumes, mas também de
cores, movimentos, odores, sons etc. É o conjunto de objetos
que nosso corpo alcança e identifica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário